Anteriormente qualquer editor com um site, podia facilmente aceder ao Google News Publisher e de lá registar o seu site para que aparecesse no Google News e aguardar aprovação por do Google. Mas agora, o Google decidiu mudar as regras, as editoras já não podem adicionar publicações ao Centro de editoras, anunciou o Google no dia 25 de abril de 2024, na página de suporte do produto.
O que esta mudança significa?
Significa que a partir desta data, não será possível adicionar manualmente um site ao centro de editora do Google News. A partir de agora, os sites e as publicações que cumpram com as diretrizes do Google Noticias e que produzam conteúdo de alta qualidade poderão ver seus artigos publicados no Google News de forma automática.
O que fazer para que seu site apareça no Google News?
O Google informa em seu site de que, não há garantias de que os artigos do seu site sejam apresentados no Google Notícias, mas você como editor pode aumentar a probabilidade de o motor de rastreio do Google descobrir os seus artigos.
E uma das coisas que precisas ter em mente é: Não abuse do sistema de redirecionamentos. O Google Notícias consegue seguir redirecionamentos em certa medida. Então não abuse deles, minimize o número de redirecionamentos necessários para seguir um link de uma página para outra.
E se for fazer redirecionamentos, se certifique de que ele aponte para uma página válida e não para seu perfil principal. Se fizer um redirecionamentos de uma página para outra, use sempre o redirecionamento 301 em vez do 302.
Mantenha os redirecionamentos automáticos de um domínio para outro em dispositivos móveis e em computadores. Por exemplo, se example.com redirecionar para example1.com em dispositivos móveis, também o deve fazer em computadores.
Use a Marcação de dados estruturados
Afim de garantir que o Google tenha as informações corretas sobre os seus artigos publicados, atualize a marcação de dados estruturados dos mesmos. Veja três coisas a ter em atenção:
- headline: o cabeçalho do artigo. Os cabeçalhos não devem exceder 110 carateres.
- imagem: o URL de uma imagem incluída no artigo. Apenas deve especificar uma imagem marcada que pertença diretamente ao artigo.
- author.url: um link para uma página que identifica exclusivamente o autor do artigo. Por exemplo, a página das redes sociais do autor, uma página Acerca de mim ou uma página de biografia.
O que site já está registado no Google News. Será afectado?
As editoras com páginas de publicações criadas manualmente vão continuar a ter acesso às funcionalidades de personalização até ao final deste ano, altura em que as páginas vão passar a ser criadas automaticamente. Os utilizadores vão continuar a poder seguir as suas publicações favoritas.
Fonte: https://support.google.com/news/publisher-center/answer/14859160?sjid=6103078367531716537-EU